Adjetivos, Gênero, número e grau do adjetivo,
locução adjetiva e adjetivo pátrio.
Texto l
Esta é a história de uma menina. Vou contar como ela era. Seu nome é Rita Magrela. Além de ser gritadeira, Rita é muito tagarela!
Rita não grita!
Esta Rita magricela,
a tal da cara magrela,
tem uma mania esquisita:
vive fazendo birra!
A confusão logo começa já no café com pão:
se a Rita quer mais geleia
e a mãe lhe diz que não,
pronto! Já abre aquele bocão.
Depois de feita a merenda,
a chateação continua,
pois Rita escolhe a roupa
que usa ao brincar na rua:-
O short amarelo está rasgado,
o vermelho, amarrotado,
no tênis falta um cordão!
É tanta reclamação
Que até a mãe fica tonta,
Com a Rita fazendo fita,
Que bate com os pés no chão,
De novo abrindo o bocão,
Com aquela choração.
Sua mãe vive pedindo:
- Rita, não grita!
Mas a Rita nem dá bola
E sai danada da vida.
Esta é a história de uma menina. Vou contar como ela era. Seu nome é Rita Magrela. Além de ser gritadeira, Rita é muito tagarela!
Rita não grita!
Esta Rita magricela,
a tal da cara magrela,
tem uma mania esquisita:
vive fazendo birra!
A confusão logo começa já no café com pão:
se a Rita quer mais geleia
e a mãe lhe diz que não,
pronto! Já abre aquele bocão.
Depois de feita a merenda,
a chateação continua,
pois Rita escolhe a roupa
que usa ao brincar na rua:-
O short amarelo está rasgado,
o vermelho, amarrotado,
no tênis falta um cordão!
É tanta reclamação
Que até a mãe fica tonta,
Com a Rita fazendo fita,
Que bate com os pés no chão,
De novo abrindo o bocão,
Com aquela choração.
Sua mãe vive pedindo:
- Rita, não grita!
Mas a Rita nem dá bola
E sai danada da vida.
Flávia Muniz
1. [1,0] O texto I, narra a história de Rita Magrela, uma menina cheia de vontades. Escreva duas palavras do texto servem para caracterizar Rita. A que classe gramatical elas pertencem?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
2. [1,0] Ao observarmos o texto I podemos perceber que Rita é uma criança, aparentemente, sem:
(A) Limites, porque já acorda, fazendo birra desde cedo;
(B) Voz, grita na tentativa, de ser ouvida pelas outras pessoas;
(C) Saúde, por isso precisa comer geleia todos os dias;
(D) Apetite, já que no café da manhã, chora, abrindo a bocarra;
(E) Amor, pois sua mãe lhe nega geleia.
Texto II
3. [1,0] Observe os adjetivos e as locuções adjetivas presentes no texto e escreva o que se pede.
Pisante de raça
Nem
só de couro de vaca vivem as botas do cowboy moderno. Crocodilo, iguana e até
avestruz figuram entre os materiais preferidos pelos amantes do estilo country.
Formas e acabamentos são variados, fazendo com que coexistam de forma pacífica
os bicos redondos, afunilados ou ultrafinos. A escolha entre as solas de couro
com salto de madeira e os solado de borracha fica por conta do peão que busca
conforto aliado a beleza.
a) Três adjetivos:
__________________________________________________________________________
b) Três locuções adjetivas:
_________________________________________________________________________
Texto III
Anúncio
publicado no dia 25 de janeiro data em que é comemorado o aniversário da cidade
de São Paulo.
Quem nasce em São Paulo é:
É
espanhol, gaúcho, italiano, mineiro, sul-africano, norte-americano,
pernambucano, japonês, cearense, libanês e também paulistano. É nasceram em
São Paulo apressado, gentil,
determinado, elegante, forte, cordial, trabalhador, solidário e também paulistano.
Dizem
que 30% das pessoas que moram em São Paulo não nasceram em São Paulo. Mas não
importa. Foi na cidade que nasceu o sonho de uma vida melhor para todas essas
pessoas. Elas acolheram e foram acolhidas por esta cidade. Ajudaram e foram
ajudadas por esta cidade. Por isso, não precisa nascer em São Paulo para ser
paulistano. Basta ter sonho, esperança e um grande coração.
Eletropaulo
4. [1,0] Na parte de cima do anúncio, o anunciante emprega vários adjetivos pátrios e não pátrios para caracterizar “quem nasce em São Paulo”.
a) Quais desses adjetivos são pátrios?
____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b) Que características da população de São Paulo os adjetivos não pátrios destacam? Assinale as alternativas corretas.
( ) hábitos ( ) gosto musical ( ) caráter
( ) receptividade ( ) moda ( ) educação
5. [1,0] Quando o nome de uma cidade coincide com o nome do estado, pode haver dúvidas sobre o adjetivo pátrio a ser utilizado. Por exemplo, é carioca quem nasce na cidade do Rio de Janeiro; já quem nasce no estado do Rio é fluminense.
a) Que adjetivo utilizado para caracterizar quem nasce no estado de São Paulo? E na cidade de São Paulo?
___________________________________________________________________________
b) Interprete: Por que, então, segundo o anúncio, quem nasce em São Paulo é espanhol, gaúcho, italiano, etc.?
___________________________________________________________________________
6. [1,0] ] Correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira usando as classificações do adjetivo nos graus comparativos e superlativos.
( a ) Papai é mais alto do que eu. ( ) Grau comparativo de igualdade.
( b ) Eu sou tão lindo quanto o papai ( ) Grau comparativo do inferioridade.
( c ) Papai é menos ágil do que eu ( ) Grau comparativo de superioridade.
( d ) Papai é o mais antigo dos irmãos ( ) Grau superlativo relativo de inferioridade.
( e )Sou o filho menos bagunceiro ( ) Grau superlativo relativo de superioridade.
Texto IV
Leia a anedota, contada por Ziraldo:
7. [1,0] Observe esta frase: “O patrão, furioso, dá a maior bronca”.
a) Como a frase ficaria se fosse dois patrões, em vez de um?
___________________________________________________________________________
b) A que classe gramatical pertence a palavra furioso?
____________________________________________________________________________
8. [1,0] Utilizando o vocabulário a seguir, reescreva as frases, substituindo as locuções adjetivas destacadas por adjetivos correspondentes. Faça as adaptações necessárias.
Vocabulário
pluvial fluvial capilar fabril plúmbeo esportivo
áureo digital humano futebolístico urbano materno
lunar solar matutino vespertino noturno
a) Esse paciente apresenta características de cabelo diferentes.
______________________________________________________________________________
b) Eram tempos de ouro, aqueles!
_____________________________________________________________________________
c) Vou estudar no período da tarde, e meu irmão no período da noite.
_____________________________________________________________________________
d) Naquele trecho, nos dias de chuvosos, as águas das chuvas encontravam-se com as águas do rio.
_____________________________________________________________________________
e) O parque de fábricas da cidade tende a aumentar.
_____________________________________________________________________________
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário