terça-feira, 4 de abril de 2017

Simulado 2: Mat; port; ciên; hist; geo.


Simulado

Matemática


Questão: 01



(A) 5,9,14,24,29,34,39,44,49
(B) 5,10,15,20,25,30,35,40,45,50
(C) 5,11,16,21,26,31,36,41,46,51
(D) 5,12,17,22,27,32,37,42,47,52

Questão: 02

A professora do 5º ano propôs aos alunos uma pesquisa sobre o desmatamento das florestas brasileiras. Para isso, a turma, tem 48 alunos, deverá dividir-se em grupos com a mesma quantidade de alunos. Todos deverão participar e cada aluno deverá fazer parte apenas de um grupo. Eles podem se organizar em grupos de:

(A) 8                 (B) 7                  (C) 5               (D) 3


Questão: 03

André almoça todos os domingos na casa de seus avós. Se o primeiro domingo de um mês foi no dia 7, observe, localize na reta e responda: Em quais outros dias, desse mês, André foi almoçar com seus avós?

(A) 1, 18, e 25.

(B) 12, 19 e 26.

(C) 13, 20 e 27.

(D) 14, 21 3 28.


Questão: 04

Marina é representante de um laboratório de remédios e viaja a trabalho a cada três dias. Se no mês de agosto ela fez a primeira viagem no dia 3, responda: Quais foram os outros dias do mês de agosto em que ela viajou?

(A) 10, 13, 16, 19, 22, 25, e 28.

(B) 8, 11, 14, 17, 20, 23, 26 e 29.

(C) 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27 e 30.

(D) 10, 13, 16, 19, 22, 25, 28 e 31.


Português
Questão: 05

Leia a história em quadrinhos.




1º quadrinho: “.... Que aplicou um soco no Goleiro, diante da indiferença do Árbitro, que não marcou a falta...”
2º quadrinho: Como alguém pode ficar impassível diante disso?
3º quadrinho: “É cada vez maior o número de crianças abandonadas e desnutridas, ”
4º quadrinho: É bom ver que você se preocupa com uma coisa tão importante, papai. Todo mundo devia ser como você!

Na tirinha, percebe-se que após ler a notícia do jornal, o pai da Mafalda.

(A) Fica muito feliz.

(B) Fica desapontado.

(C) Fica irritado.

(D) Fica indiferente.

Questão: 06

Imagine um jornal com os seguintes cadernos: Esporte, Tecnologia, Economia e Ecologia.

Agora leia a seguinte manchete:

"Preços no atacado na China, em julho, tem maior alta desde 1996."
Esta manchete provavelmente pertence ao caderno de:

(A) Esporte.

(B) Tecnologia.

(C) Economia.

(D) Ecologia.

Questão: 07

Ao relacionar dois assuntos, aparentemente sem relação: o calor e a falta de luz no aeroporto, a manchete deste jornal quer transmitir a ideia de que

(A) Não adianta tomar banho na caixa d’água antes de viajar, pois o calor não diminuirá.

(B) Nem se alguém quisesse viajar para um local mais fresco, poderia, pois, o aeroporto não estaria funcionando.

(C) O calor está diretamente relacionado com a falta de luz.

(D) A falta de luz influencia no funcionamento do aeroporto.


Questão:08

Leia o texto:



Releia um trecho da carta do leitor, enviada para o “Diário Catarinense”.

 

A palavra destacada tem a função de 

(A) Justificar uma opinião.
(B) Revelar uma opinião.
(C) Relacionar dois fatos.
(D) Mostrar uma solução. 
    
CIÊNCIAS
Questão: 09

Observe a imagem.



Observando a imagem podemos dizer que: 

(A) São dois animais de espécies diferentes.

(B) São animais da mesma espécie, mas não há como diferenciar o sexo entre eles.

(C) São animais da mesma espécie e do mesmo sexo.

(D) São animais da mesma espécie, um é macho e o outro é fêmea.


Questão: 10
Observe a imagem.

 

Assinale a alternativa que descreve a sequência correta de acordo com a ilustração do aparelho reprodutor feminino: 

(A) Útero, óvulos, testículos, tubas uterinas e ovário.

(B) Ovário, tuba uterina, óvulo, próstata e ovário.

(C) Útero, vagina, ovário, óvulos e tubas uterinas.

(D) Vagina, uretra, útero, tuba uterina e óvulo.

Questão: 11

Após o ato sexual, pode ocorrer a união dos gametas (espermatozoide e óvulo) que dará origem a um novo ser vivo. Ao processo de união de gametas chamamos de: 

(A) Fecundação.

(B) Nidação.

(C) Ovulação.

(D) Ejaculação.


Questão: 12

Podemos afirmar que a função do dimorfismo sexual presente em algumas espécies: 

(A) Atua na reprodução, pois os machos podem impressionar as fêmeas.

(B) Serve para amedrontar os predadores.

(C) Serve para camuflar o indivíduo na natureza.

(D) Surge ao acaso e não com finalidade definida.

História
Questão: 13

Nos primeiros tempos da República o voto era aberto. Os fazendeiros mais ricos praticamente obrigavam as pessoas que viviam em suas terras a votar nos seus candidatos de acordo com seus interesses. Esse tipo de voto ficou conhecido como:

(A) Voto de Cabresto.
(B) Política do Café-com-leite.
(C) Voto Autoritário.
(D) Política dos Fazendeiros.

Questão: 14

Antes de 1930, no Brasil, os candidatos à Presidência da República eram representantes: 
(A). De todo o povo brasileiro.
(B) Das elites agrárias dos estados de São Paulo e Minas Gerais. 
(C) Das elites de todos os estados do país.
 (D). De doze estados do povo brasileiro.

Questão: 15

Como as mulheres das famílias mais pobres também precisavam trabalhar fora de casa para ajudar no sustento, só restava o trabalho como:
 (A) médicas. 
(B) operárias. 
(C) políticas. 
(D) doméstica.

Questão: 16

Apesar de o governo de Getúlio Vargas ter realizado várias mudanças, a fim de atender algumas das reivindicações da classe trabalhadora, os problemas econômicos continuaram. Muitos trabalhadores estavam insatisfeitos, pois nem todos tinham emprego nas cidades. Além disso, as influências do comunismo e do fascismo na Europa chegavam ao Brasil, formando partidos adeptos dessas teorias. De acordo com o que estudamos em sala de aula, comunismo é:

(A) uma forma política de governo que ocorreu entre 1919 e 1945 em muitos países europeus.
(B) uma assembleia política.
(C) o conjunto de ideias políticas e econômicas que surgiu na Alemanha, em meados do século XIX. 
(D) uma grande massa comunitária.
   
Geografia

Questão: 17

Nem sempre é possível observar diretamente todas as paisagens terrestres, torna-se necessário recorrer a diferentes meios que as representam como é o caso da imagens, globos e mapas. De acordo com o que foi estudado, podemos dizer que um mapa é: 

(A). Um desenho que não corresponde à realidade.
 (B). Uma representação que não precisa ter relação com o espaço geográfico. 
(C). Uma representação do espaço geográfico.
 (D). Uma imagem do espaço em tamanho real.

Questão: 18
A elaboração dos mapas nasceu da necessidade de representar a forma da Terra e dos continentes e medir a distância entre os lugares. Os mapas que trazem uma representação plana da superfície da Terra são chamados de: 
(A) Planisférios. 
(B) Mapas temáticos.
(C) Mapas terrestres.
(D) Plantas.

Questão: 19

Qual dos elementos abaixo é chamado de “alma do mapa”, porque estabelece sua comunicação através de símbolos?

 (A) A fonte.                    (B) A escala.                        (C) O título.                     (D) A legenda.

Questão: 20

De acordo com o que aprendemos, qual o nome da linha imaginária que divide a Terra em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul? 

(A) Trópico de Capricórnio. 
(B) Trópico de Câncer.
(C) Círculo Polar Ártico. 
(D) Equador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário