domingo, 22 de outubro de 2017

Numeral e pronomes.



Numeral e pronomes.

Texto I

1. [1,0] Leia o texto abaixo:
Corpo humano
   Nossos corpos são máquinas incríveis. O cérebro trabalha a uma velocidade muito maior que um carro de Fórmula 1, o coração bate 100 mil vezes ao dia e a cabeça abriga mais 120 mil fios de cabelo. Acontece que, ao nascer, você veio sem um manual se instruções, como aqueles que acompanham tevês, carros, geladeiras e aparelhos de som.
Marcelo Duarte.
O guia dos curiosos. São Paulo: cia. das Letras, 1996.p.95.
a) De quem o narrador está falando especificamente?

 As palavras que representam números, indicando quantidade ou ordem, são chamadas numerais. No texto I encontramos os números 1, 100 mil e 120 mil. Como eles são classificados?

______________________________________________________________________
2. [1,0] Leia o texto abaixo:
Texto II
O convite
Waldirene Dias
        Celina sentiu um desejo enorme de comer pizza, sexta-feira à noite.
        Primeiro ligou para seus amigos e eles toparam o convite.
        Então, foram para a pizzaria e pediram três pizzas, metade margarita, metade quatro queijos, e dois refrigerantes.
        Celina comeu o dobro de seus amigos, pois estava faminta!
        E você, também gosta de pizza? Qual?

Os numerais são classificados em: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário. Observe no texto II os numerais em destaque e classifique-os

_________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

3. [1,0] Leia e responda:

Texto III

   “Ela era gorda, baixa, sardenta e de cabelos crespos excessivamente crespos. Veio a ter um busto enorme, enquanto nós todas ainda éramos achatadas. Como se não bastasse, enchia os bolsos da blusa, por cima do busto, com balas. Mas possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.

Clarice Lispector.
In: A descoberta do mundo.
Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
b) O narrador se refere a menina  como “ela”. Na classificação dos pronomes, ela é um pronome:
_________________________________________________________________________
4. [1,0] Preencha as lacunas utilizando corretamente os pronomes demonstrativos.

a)  __________________ é a pessoa da qual lhe falei.

b)  Não conseguiremos encontrar _____________________ estimados professores, pois eles já não trabalham mais aqui.

c)  Empreste-me ____________________  livro? Há muito tento encontrá-lo.

d)  Olha! Quem são _________________________  convidados que acabaram de chegar?

e) ___________________ foi o aluno destaque deste ano, desejas entrevistá-lo?
5. [1,0] Indique em que pessoa estão os pronomes destacados.
Ela exercia o seu poder e a sua crueldade. ___________________________________________
Tu exercias o teu poder e a tua crueldade. ___________________________________________
6. [1.0] Leia a história em quadrinhos:
  

1º quadrinho: Um centavo pelos seus pensamentos.
2º quadrinhos: Garfield, eu estava pensando.... Se nossas ovelhas fossem nos sovacos.
3º quadrinhos: teríamos que levantar nossos braços para ouvir as pessoas falarem? Um real se você parar de pensar.
As palavras grifadas na história em quadrinho são pronomes:  

_______________________________________________________________
7. [1,0] Leia a letra desta música e responda:

“ Há quanto tempo eu vinha procurando
Quanto tempo faz, já nem me lembro mais
Sempre correndo atrás de mim feito um louco Tentando sair desse meu sufoco
Eu era tudo o que eu podia querer
Eu era tão simples que eu custei para aprender
Daqui pra frente nova vida eu terei
Sempre a meu lado bem feliz eu serei
Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim.
Roger Rocha Moreira.
                                                            
a) Em que pessoa está a maioria dos pronomes do texto?
__________________________________________________________________
b) Se ele amasse outra pessoa, como poderiam ficar os dois últimos versos?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

8. [1,0] Leia a história em quadrinhos.

  
1º quadrinho: Você sabe o que há de errado com sua mãe? Não, no entanto, ela foi ao médico hoje.
2º quadrinho: Eu adoraria se... Não. O quê?
3º quadrinho: Você não acha que ela está esperando um bebê, acha?  UM BEBÊ?!?
4º quadrinho: Por que ela iria querer outra criança? Ela já tem a mim! Sim, ela deve ter aprendido a lição...
·  É correto afirmar que a palavra você é um pronome:
(A) pessoal do caso reto.
(B) pessoal do caso oblíquo.
(C) Pessoal de tratamento.
(D) pronome demonstrativo.
9. [1,0] Identifique a palavra com que o menino se dirigiu a senhora.
_ Você pode me dar uma carona? _ pediu o menino.
_ Quem me deu permissão para tratar-me de você? _ respondeu ela, rispidamente. Para você, pirralhinho, eu serei sempre senhora!
· Como a mulher gostaria de ser tratada? Por quê?

_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
10. [1,0] De acordo com o que você aprendeu, sublinhe as frases que possuem pronomes indefinidos.
a) Nenhuma das minhas amigas me ligaram hoje.
 
b) Meu pai foi na padaria.                                                                                   
c) Quanto tempo você não vai à praia?
d) Todo dia eu vou à praça.

                                                


Nenhum comentário:

Postar um comentário