quarta-feira, 21 de junho de 2017

Substantivos (Atividade avaliativa)





Atividade avaliativa


Texto I

1. [1,0] Leia o texto abaixo:

Um dia, uma menina estava sentada no sofá-cama, observando sua mãe varrer a casa. De repente, percebeu que sua mãe tinha vários cabelos brancos no meio de sua cabeleira escura. Olhou para a mãe e lhe perguntou:
- Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe?
A mãe respondeu:
- Bom, cada vez que você faz algo de ruim, me dá uma tristeza danada e um fio do meu cabelo fica branco.
A menina pensou um pouquinho e logo perguntou:
- Mãe, porque todos os fios de cabelo da minha avó estão brancos?

WWW. Saladadeatividades.com.br

Na frase “ Um dia, uma menina estava sentada no sofá-cama...” a palavra destacada é:


_________________________________________________________________________________

Na frase “Por que você tem tantos cabelos brancos, mamãe?”


_________________________________________________________________________________

2. [1,0] Faça a correspondência dos substantivos coletivos.

(1) alcateia                                     (      ) cantores
(2) atlas.                                         (      ) montanhas
(3) cordilheira.                               (       ) atores
(4) coro.                                         (       ) lobos
(5) elenco.                                     (       ) mapas


Texto II

Criança não trabalha

Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. Pega-pega, papel papelão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez                                                                                  

(CD palavra cantada, Word Music, 2000.)     

3. [1,0] O poema enumera muitas coisas relacionadas com o mundo da criança. O que representam para a criança coisas como: Bola, boneca, peteca, botão, pega-pega, bicicleta, crayon, pirata, banho de mar, etc.?

_________________________________________________________________________________

4. [1,0] Na letra da canção “Criança não trabalha”, você observou que, para identificar as coisas que fazem parte do mundo da criança – brincadeiras, alimentos, comportamentos- foram empregadas palavras como bola, bombom e sabão. Essas palavras são chamadas de substantivos. De acordo com o que aprendemos classifique-as.

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________


5. [1,0] Na canção “Criança não trabalha”, podemos identificar coisas que fazem parte do mundo da criança: brincadeiras, fantasia, alimentos e comportamentos. Essas palavras são chamadas de substantivos.  De acordo com o que aprendemos sobre substantivos, retire do texto:


Substantivos Simples= _____________________________________________________________                                             
Substantivos Compostos= __________________________________________________________


6. [1,0] Os substantivos abstratos são palavras que não existem por si mesmas como os sentimentos, as qualidades e as ações. Só existem nas pessoas, nas coisas e nos animais.

Observe as palavras do quadro abaixo e coloque-as nos lugares adequados.

beleza- bondade - amor-  viagem – encontro – alegria- corrida- honestidade- tristeza-  encontro


Qualidades = _____________________________________________________________________
Sentimentos= _____________________________________________________________________
Ações= __________________________________________________________________________


7. [1,0] Leia com atenção a história em quadrinho.

TEXTO III





LEGENDA
1º quadrinho: A maior nuvem de gafanhotos deste século. Chegou hoje, na zona Oeste da cidade.
2º quadrinho: Mamãe, socorro! Preciso me esconder, os gafanhotos vão me comer!
3º quadrinho: O que é isso, Leloca? Gafanhotos não comem cobras, eles comem plantas!
4º quadrinho: Mas a senhora não vive dizendo que eu sou a florzinha da mamãe!


a) A palavra gafanhotos é um substantivo coletivo porque designa um conjunto de seres da mesma espécie. De acordo com o que aprendemos escreva o coletivo correspondente a gafanhotos.

_________________________________________________________________________________


b) O substantivo primitivo nos permitem formar novas palavras com base nelas. No 3º quadrinho encontramos o substantivo primitivo planta. Escreva um substantivo que deriva dessa palavra.

_________________________________________________________________________________

c) Alguns substantivos possuem um só gênero para designar animais de ambos os sexos, como no caso da palavra gafanhotos no 3º quadrinho. Escreva a classificação do substantivo destacado.

_________________________________________________________________________________

8. [1,0] Com base no que foi estudado, relacione as colunas.


( 1 ) Substantivos epicenos                                      
( 2 ) Substantivos sobrecomuns
( 3 ) Substantivos comuns de dois

(     ) o/a camarada                               (     ) a baleia                                 (     ) a testemunha
(     ) a criatura                                     (     ) o/a agente                             (     ) a mosca
(     ) o/a pianista                                  (     ) a criança                               (     ) o/a colega
(     ) o crocodilo                                  (     ) o/a dentista                           (     ) a pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário