terça-feira, 14 de março de 2017

Substantivos: gênero, número e grau.


SUBSTANTIVOS – GÊNERO, NÚMERO E GRAU

Os substantivos podem ser de gênero masculino ou feminino.
        Antes dos substantivos masculinos podemos usar o ou um, os ou uns.
        Antes dos substantivos femininos podemos usar a ou uma, as ou umas.

Exemplos:
O avião                                a flor
Um avião                             uma flor

       Há  substantivos que tem as formas diferentes para o masculino e para o feminino, há também aqueles que só acrescentamos a letrinha a na sua formação.

Veja: o gato a gata, o pintor a pintora, ...

Observe alguns femininos:

Ator – atriz,    barão – baronesa,       cão – cadela,    cavaleiro – amazona,       genro – nora,         judeu – judia, ...

Há ainda substantivos que apresentam uma única forma tanto para o masculino como para o feminino.
Conforme as situações em que se encontrem, eles são chamados:

Substantivos comuns de dois – São aqueles que apresentam uma única forma para os dois gêneros, sendo que a distinção entre o masculino e o feminino é feita por meio do artigo ou outra palavra que acompanhe o substantivo.
Exemplos: o estudante – a estudante, o jovem – a  jovem, o dentista – a dentista, o servente – a servente,  o regente – a regente, o colega – a colega, ...

Substantivos sobrecomuns – São aqueles que têm sempre uma só forma e o mesmo artigo para designar tanto o masculino como o feminino.
Exemplos: a criança, a testemunha, a criatura, ...

Substantivos epicenos – São aqueles que apresentam uma só forma para designar animais. Para indicar o sexo, usa-se a palavra macho ou fêmea.
Exemplos: o jacaré macho – o jacaré fêmea, a borboleta macho – a borboleta fêmea, a aranha macho – a aranha fêmea, ...



NÚMERO DOS SUBSTANTIVOS

       Os substantivos podem estar no plural ou no singular.
      Estão no singular os substantivos que indicam um só ser ou um conjunto de seres. Exemplo: boi, boiada, criança, ...
      Estão no plural, os substantivos que indicam mais de um ser ou um conjunto de seres. Exemplo: bois, boiadas, crianças, ...
    Para se fazer o plural dos substantivos, geralmente acrescenta-se um S ao seu singular: Exemplos: livro – livros, cadeira – cadeiras, ...

   Outros substantivos, porém fazem o plural de modo diferente, sofrendo modificações no seu final.
Terminação (regra geral)                         Plural                          Exemplos

vogal e ditongo                                        acrescenta s                   mesas, pais
consoante (r, n, s e z)                                 acrescenta es                 flores, líquenes, países, raízes

Terminação (particularidades)                 Plural                                    Exemplos 

-ão                                                             muda para -ãos, -ães ou -ões mãos, cães, leões
-m                                                             muda para -ns                         homens, tons
-al, -oi, -ul                                             muda para -ais, -ois, -uis         casais, bois, pauis
-el, -ol                                                     muda para -éis, -óis                 anéis, faróis
-il tónico                                                     muda o l em s                         funis, barris
-il átono                                                     muda para -eis                         répteis, fósseis
-ás, -ês                                                     acrescenta es                         gases, franceses
-s, -x                                                     não mudam                                 lápis, pires, pírex, inox


     Os diminutivos com o sufixo "-zinho" (e mais raramente "-zito") fazem o plural da seguinte forma: o plural da palavra original sem o "s" + o plural do sufixo (-zinhos ou -zitos). 

Exemplos: 

botão + zinho  (botõe + zinhos = botõezinhos) 
balão + zinho  (balõe + zinhos = balõezinhos) 
pão + zinho  (pãe + zinhos = pãezinhos) 
papel + zinho  (papei + zinhos = papeizinhos) 
anzol + zinho  (anzoi + zinhos = anzoizinhos) 
colar + zinho  (colare + zinhos = colarezinhos) 
flor + zinha  (flore + zinhas = florezinhas) 

Plural dos substantivos compostos

     Para se pluralizar um substantivo composto, os elementos que o formam devem ser analisados  individualmente por exemplo: couve-flor é composto por dois substantivos pluralizáveis, portanto seu plural será couves-flores;

beija-flor é composto por um verbo, invariável quanto à pluralização, e um substantivo pluralizável, portanto seu plural será beija-flores.

Veja outros exemplos:
aluno-mestre = alunos-mestres 
erva-doce = ervas-doces 
alto-relevo = altos-relevos 
gentil-homem = gentis-homens  
segunda-feira = segundas-feiras  
cachorro-quente = cachorros-quentes
padre-nosso = padres-nossos  
Zé-ninguém = Zés-ninguém 
pica-pau = pica-paus  
beija-flor = beija-flores  
alto-falante = alto-falantes  
abaixo-assinado = abaixo-assinados  
salve-rainha = salve-rainhas 

     Os substantivos compostos iniciados pelo verbo parar perderam o acento em virtude da Reforma Ortográfica: para-brisa, para-raio, para-choque, para-lama. O substantivo composto paraquedas e seus derivados paraquedista e paraquedismo perderam também o hífen. 
   Como vimos anteriormente, ambos irão para o plural, porém, quando o último elemento indicar tipo ou finalidade do primeiro, somente este irá para o plural. 
Exemplos:
banana-maçã =   bananas-maçã  
navio-escola =   navios-escola 
salário-desemprego =   salários-desemprego  

   Três ou mais palavras:
   Se o segundo elemento for uma preposição, só o primeiro irá para o plural.
Exemplos:
pé de moleque = pés de moleque  
pimenta-do-reino = pimentas-do-reino  
mula sem cabeça = mulas sem cabeça 

   Observe que pé de moleque e mula sem cabeça perderam o hífen em virtude da Reforma. Os substantivos compostos cujos elementos são ligados por uma preposição ou por uma conjunção não mais têm hífen, a não ser que se forme palavra denominadora de espécie botânica ou zoológica, como pimenta-do-reino, cana-de-açúcar, copo-de-leite...
   Cuidado: Se o primeiro elemento for invariável, o substantivo todo ficará invariável.
os fora da lei, os fora de série e o segundo elemento não for uma preposição, só o último irá para o plural. 
Exemplos:
bem-te-vi = bem-te-vis  
bem-me-quer = bem-me-queres  

   Se os verbos forem iguais, alguns gramáticos admitem ambos no plural, outros,  somente o último.
Exemplos:
corre-corre = corres-corres ou corre-corres. 
pisca-pisca = piscas-piscas ou pisca-piscas 
lambe-lambe = lambes-lambes ou lambe-lambes
  
    Se os verbos possuírem significação oposta, ficam invariáveis. 
o leva e traz = os leva e traz  
o ganha-perde = os ganha-perde  
Palavras Repetidas ou Onomatopeia:
Quando o substantivo for formado por palavras repetidas, com ou sem alternância vocálica ou consonantal, ou quando formar uma onomatopeia, somente  o último irá para o plural. 
Exemplos:
blá-blá-blá = blá-blá-blás
zum-zum = zum-zuns
tique-taque = tique-taques  
lero-lero = lero-leros 
pingue-pongue = pingue-pongues  
tico-tico = tico-ticos 

Substantivo composto iniciado por Guarda - Formando uma pessoa:
Ambos irão para o plural. 
Exemplos:
guarda-urbano = guardas-urbanos 
guarda-noturno = guardas-noturnos  
guarda-florestal = guardas-florestais 
guarda-mirim = guardas-mirins 

Formando um objeto:
Somente o último irá para o plural. 
Exemplos:
guarda-pó = guarda-pós  
guarda-chuva = guarda-chuvas  
guarda-roupa = guarda-roupas 
guarda-sol = guarda-sóis 
Sendo o segundo elemento invariável ou já surgindo no plural: 
Ficam invariáveis.
O mesmo acontece com os substantivos iniciados por porta. 
o guarda-costas = os guarda-costas  
o guarda-volumes = os guarda-volumes  
o porta-joias = os porta-joias 
o porta-malas = os porta-malas 


GRAU DOS SUBSTANTIVOS

Os substantivos podem variar conforme a ideia de aumento ou de diminuição de tamanho, sempre partindo da palavra em seu grau normal.
Observe: pato, patinho, patão.

Os substantivos podem estar em três graus:
normal 
aumentativo 


As variações de grau podem ser feitas de duas formas: 
Analítica: Acréscimo de um adjetivo: casa pequena/grande, pé pequeno/grande.
Sintética: Acréscimo de um sufixo: casinha-casebre/, pezinho/pezão.

Veja alguns aumentativos:
barcaça, barbaça, polpulaça, caraça, balaço, calhamaço, volumaço, muralha, gentalha, fornalha, motão, povão, gatão, medalhão, bobalhão, casarão, homenzarrão, gatarrão, santarrão, vozeirão, peneirão, ribeirão, pezão, bocarra, naviarra, copázio, balázio, mulherona, vacona, pernona, vozona, cabeçorra, beiçorra, patorras, manzorra,dentuça, povaréu, fogaréu, folharéu...

Veja alguns diminutivos:
Casebre, livreco, jornaleco,lugarejo, animalejo, vilarejo, rapazelho, artiguelho, poemeto, livreto, saleta, maleta, filete, burrico, namorico, espadim, flautim, selim, livrinho, dedinho, padrinho, casinha, janelinha, poeminha, rapazinho, irmãozinho, irmãzinha, sinhazinha, chuvisco, pedrisco, mosquito, pauzito, cabrito, cabrita, senhorita, sitioca, engenhoca, sacola, bandeirola, rapazola, camisola, velhote, serrote, caixote, papelucho, capucho, glóbulo, ...

Vamos exercitar.
1. Faça o plural das palavras abaixo:

Animal_________________________________
Jornal_________________________________
Papel__________________________________
Jardim ________________________________
Eleição________________________________
Álbum ________________________________
Rapaz ________________________________
Atriz _________________________________
Anzol ________________________________
Cidadão ______________________________
Aluno-mestre __________________________
Pé de moleque _________________________
Guarda-mirim __________________________
Guarda-chuva __________________________
Guarda-noturno ________________________

2. Siga o modelo e faça o diminutivo plural:

Botão = botões+zinhos= botõezinhos
Balão ___________________________________________________________________
Pão ____________________________________________________________________
Papel ___________________________________________________________________
Anzol ___________________________________________________________________
Flor_____________________________________________________________________
Coração ________________________________________________________________

3. Relacione os substantivos uniformes às devidas classificações.
(1) Comum de dois
(2) Sobrecomum
(3) Epiceno

(     ) sambista                (     ) formiga
(     ) colega                (     ) viajante
(     ) criatura                (     ) urubu
(     ) anjo                (     ) selvagem
(     ) papagaio                (     ) dentista


4. Escreva o masculino de:

Autora _____________________________
Ré_________________________________
Ovelha_____________________________
Rainha_____________________________
Égua ______________________________
Cabra______________________________
Atriz_______________________________
Jacaré______________________________
Nora_______________________________
Amazona___________________________
Pardoca____________________________

5. Escreva os femininos dos comuns de dois:

O jovem ______________________________
O dentista ____________________________
O artista ______________________________
O patriota ____________________________
O cliente______________________________
O indígena____________________________
O jornalista ___________________________


Futebol: um jogo de cooperação e respeito

     Jogo de equipe, cooperação e respeito às diferenças falam mais alto quando o assunto é futebol.

     Brasil x Alemanha na final da Copa de 2002. O placar marca 1 x 0 para o Brasil. No segundo tempo, Rivaldo recebe um passe de Gilberto Silva na entrada da área. Numa jogada ensaiada, o atacante engana a zaga adversária, deixando a bola passar por entre as pernas e... gooool de Ronaldo! Rivaldo poderia ele mesmo ter finalizado a jogada. Ficaria com os louros por ser o autor do chute que fez nossa seleção ser pentacampeã. Mas não hesitou em dar preferência ao companheiro, que estava mais bem posicionado. A cena remete ao quarto gol da final de 1970, quando o Brasil ganhou de 4 a 1 da Itália. Até chegar à rede, a bola passou pelos pés de quase todos os jogadores do time. 
     Essa é uma lição que todas as seleções campeãs têm para dar: em jogo de equipe, ninguém ganha sozinho. Diferentemente dos treinos esportivos profissionais ou amadores - cujo objetivo é melhorar o rendimento de cada atleta e aprimorar a performance do time para vencer qualquer partida -, as aulas de Educação Física têm como uma das principais metas despertar nos alunos o senso de igualdade e solidariedade. Em quadra, é importante ajudar a turma a derrubar dois mitos: o primeiro é pensar que futebol é coisa de homem. Boleiras como a alemã Birgit Prinz (eleita três vezes consecutivas a melhor do mundo), a brasileira Delma Gonçalves, a Pretinha (veterana da Copa do Mundo feminina, convocada para jogar nas quatro edições do campeonato), e Marta Vieira da Silva (uma das melhores canhotas do país) estão aí para provar o contrário. Sem contar o time das norte-americanas, único bicampeão mundial. A Federação Internacional de Futebol Association (Fifa) organiza desde 1991 a Copa Feminina - a primeira foi na China. O torneio se realiza de quatro em quatro anos, tem a participação de 16 países e é acompanhado por mais de 500 milhões de espectadores no mundo todo. 
     O segundo mito é o que diz que as pessoas portadoras de deficiência não têm habilidade para os esportes. Elas não só praticam quase todas as modalidades como jogam futebol (e bem) em campo e em quadra. Tanto é assim que a seleção brasileira de futebol de 5, jogado por atletas com deficiência visual, tem um título que o time principal (aquele dos Ronaldos) nunca conquistou: o de campeão olímpico. Pela primeira vez nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004, a equipe verde-e-amarela papou uma medalha de ouro. E não parou por aí. O time de futebol de 7, cujos jogadores têm paralisia cerebral, ficou com a medalha de prata no mesmo campeonato. Palmas para os paraolímpicos do Brasil.

Interpretando o texto

1. Qual é a lição que todas as seleções têm para nos dar?_________________________________

________________________________________________________________________________

2. Qual é o objetivo  das aulas de Educação Física para:

a. Os alunos ___________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

b. Treinos esportivos ____________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

3. Retire do texto:

a. Um substantivo primitivo___________________________________
b. Um artigo _______________________________________________
c. Um substantivo próprio____________________________________
d. Um substantivo abstrato___________________________________

4. Observe a frase:”... a bola passou pelos pés de quase todos os jogadores do time.” Qual é o substantivo coletivo desta frase?_______________________ E o derivado?

_________________________________

5. No último parágrafo do texto apareceram alguns advérbios. Retire dele apenas o advérbio de negação e o advérbio de lugar.

________________________________________________________________________________

6. Quais são os dois mitos que os jogadores têm que derrubar em quadra?

________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

7. Como você explica  o título do texto  "Futebol: um jogo de cooperação e respeito”?

_________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

8. CHEGOU A HORA DE GRAMATICAR PELO FUTEBOL!!! Retire do texto o que for pedido:

a. Um  substantivo próprio _______________________________________
b. Um substantivo comum de dois ___________________________________
c. Um substantivo concreto ______________________________________
d. Um verbo que indica estado _____________________________________
e. Um verbo que indica ação _______________________________________
f. Um substantivo feminino plural ___________________________________
g. Um substantivo abstrato________________________________________
h. Um substantivo sobrecomum_____________________________________
i. Dois coletivos _______________________________________________

9. Escreva no plural a frase”... único bicampeão mundial...”

_______________________________________________________________________________

10.”O bonitinho ao lado é o Zakumi, um leopardo muito elegante que foi  o símbolo da Copa de 2010 na África do Sul.  Ele não é um charme?”

Qual é o substantivo epiceno e o sobrecomum da frase acima?

_____________________________________________________






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