Atividade avaliativa de Português
Texto I
Violência urbana e outras violências
Atualmente, a violência tornou-se tônica nosso cotidiano. Nunca se falou tanto em violência e em como combate-la, e, infelizmente, a sensação de insegurança nunca foi tão premente: as pessoas mudam de itinerário, evitam sair à noite, colocam grades e alarmes em suas casas; os que podem, blindam seus automóveis. E, outro dado vem somar a estes, esse medo deixou de ser “privilégio” dos moradores das grandes cidades e se espalhou também entre as cidades interioranas, antes vistas coo oásis de tranquilidade e segurança.
Atesta essa sensação de insegurança o ranking de violência elaborado pela empresa inglesa Control Risks, que, em uma escala de 1 a 7, classificou as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo como nível 5 (crimes violentos acontecem em toda a cidade, a qualquer hora e muitas áreas são extremamente perigosas e devem ser evitadas).
Junto a esta violência urbana, caminham outras tantas violências: como aquela que se faz contra a mulher, a criança e o idoso, os homossexuais, os negros, os nordestinos. Todas elas tão ou mais graves que a violência urbana e que necessitam, igualmente, de combate. Porém, são todas formas de violências específicas, que demandam medidas apropriadas para seu controle e erradicação.
É mister que o Poder Público se aperceba que diferentes formas de violência necessitam de políticas públicas que levem em consideração a especificidade de cada modalidade destes crimes para que seu combate seja efetivo.
Qualquer plano de combate à violência deve, necessariamente, conter diretrizes para solucionar esse problema em cada uma das peculiaridades. O fim da violência nas ruas só começa com o fim da violência dentro de casa, dentro da escola, dentro da empresa...
(SILNGOWSCHI, Lea Elisa. Folha de São Paulo, 1 dez. 2000. P. C-4)
1. [1,0] Leia o texto atentamente e responda:
a) O texto nos fala de um problema que ocorre hoje no dia-a-dia das pessoas. Copie as palavras que comprovam esse fato.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
b) Além da violência urbana, o título do texto faz referência a outras violências. Quais? Como elas devem ser combatidas?
_______________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
2. [1,0] Observe a tirinha abaixo:
Texto: II
Querido, está jorrando sangue da televisão!!!
Relaxa, é o telejornal...
a) Na tirinha a mulher disse que estava saindo sangue da televisão. Por que ela disse isso?
_________________________________________________________________________________
b) Retire do texto dois substantivos comuns e escreva-os abaixo.
______________________________________________________________________________
Texto III
Final
Era o que eu tinha a contar
Sobre o meu gato Gatinho
Que muito tem me ensinado
De amizade e carinho.
Um siamês de pelo escuro,
Olhos azuis e cara preta,
É o bicho –lhes asseguro...
Mais “fofo” deste planeta.
(Um gato chamado Gatinho. São Paulo: Salamandra. 2000. P.41.)
3. [1,0] No texto III, na 1ª estrofe do poema, foram empregados os substantivos gato e Gatinho. Considerando a classificação desses substantivos, explique por que apenas um deles tem letra inicial maiúscula.
_________________________________________________________________________________
b) Como você sabe, substantivos abstratos podem nomear sentimentos e ações. Identifique no poema dois substantivos abstratos que traduzem os sentimentos existentes entre o gato e seu dono.
_________________________________________________________________________________
4. [1,0] No texto III, na 2ª estrofe, o poeta descreve seu gato. Que substantivos simples e comuns, participam dessa descrição do animal?
_________________________________________________________________________________
O substantivo gato é primitivo. Que substantivos derivados dele você conhece? Cite dois.
_________________________________________________________________________________
5. [1,0] Leia a tirinha.
Texto: IV
LEGENDA:
1º quadrinho: - UFA! O supermercado estava muito cheio! A fila do caixa interminável e o estacionamento insuportável!
- E o que você trouxe pra mim, mamãe?
2º quadrinho: - Comprei umas balas e um bolo de morango, que me custaram os olhos da cara!
3º quadrinho: - Devolva tudo mamãe! Eu não quero que você fique sem os olhos!
Em relação à tirinha acima:
a) Identifique na frase os artigos, envolva-os e classifique-os:
¨Comprei umas balas e um bolo de morango¨.
_________________________________________________________________________________
b) No segundo e no terceiro quadrinho, o artigo definido se refere a qual substantivo?
_________________________________________________________________________________
c) No 2º quadrinho, explique o que significa a expressão ¨Me custaram os olhos da cara¨.
_________________________________________________________________________________
d) Assinale a opção em que todos os substantivos são acompanhados pelo artigo definido.
( ) a filha, umas balas ( ) o estacionamento, um bolo ( ) o supermercado, a fila
6. [1,0] Leia a história em quadrinho:
Texto: V
LEGENDA:
1º quadrinho: Quando eu crescer... Quero ser astronauta! Mas como você vai conseguir isso? Você não gosta de estudar?
2º quadrinho: Maninha, hoje em dia, o computador faz tudo pra gente! É só apertar uns botões e pronto. Então – acabei de resolver, quero ser jornalista!
3º quadrinho: Pra quê? Pra fazer uma reportagem sobre a primeira cobra perdida no espaço!
· A palavra cobra no terceiro quadrinho é um substantivo:
(A) Sobrecomum.
(B) Epiceno.
(C) Comum de dois gêneros.
(D) Substantivo próprio.
•Os substantivos comuns de dois gêneros encontrados no texto são:
(A) Reportagem, espaço.
(B) Computador, estudar.
(C) Astronauta, jornalista.
(D) Maninha, botões.
7. [1,0] Leia o trecho abaixo:
Nos dias de festa, minha mãe, minha avó, todas as tias, enfim, as mulheres ficavam na cozinha, preparando os assados, as massas e as sobremesas. Os homens nem podiam lá entrar: seu papel era arrumar a grande mesa no jardim, transportar os bancos e cadeiras, zelar pela cachorrada, para que não viessem roubar um naco de carne. Só um homem tinha permissão para ficar entre elas: o tio Getúlio, um homenzarrão de quase dois metros, mas que já estava velhinho e não tinha mais forças para andar. Ele sabia contar muitos causos.
• O trecho fala do papel feminino e masculino nos dias de festa. Observe as palavras destacadas e preencha o quadro abaixo.
MASCULINO
|
FEMININO
|
8. [1,0] As palavras a seguir são todas substantivos coletivos. Qual delas corresponde à expressão destacada em cada uma das frases abaixo?
Arquipélago Nuvem Flora Réstia Claque Biblioteca Fauna Antologia Colmeia hemeroteca esquadrilha Álbum Banda
a) Em nossa escola há uma coleção de livros invejável.
_________________________________________________________________________________
b) O conjunto de ilhas das Filipinas é composto de 7 mil ilhas.
_________________________________________________________________________________
c) Num velho baú, ela havia guardado um conjunto de fotografias de seus tempos de menina.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
d) Ele está estudando o conjunto de animais e o conjunto de plantas da região do pantanal Mato-grossense.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário